Estações esportivas gratuitas revelam valorização do bem-estar em Maceió

 

Encontrar locais para se exercitar gratuitamente em Maceió é tarefa fácil. Equipamentos destinados à atividade física estão instalados em diversos pontos da cidade. Trata-se de academias públicas ao ar livre, mobiliários urbanos esportivos, os MUEs, além das inúmeras praças que oferecem estações voltadas à prática de exercícios físicos.

As Academias Públicas, por exemplo, já são tidas como um sucesso. Localizadas na orla da Jatiúca e na Praça Nossa Senhora de Fátima, no Feitosa, se assemelham às particulares no que se refere a maquinários e por também possuírem uma equipe de instrutores pronta para direcionar os alunos em seus movimentos de musculação. 

Academia Maceió no Feitosa. Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

Com 58 anos, Fábio Neto frequenta a unidade Jatiúca desde sua inauguração e descreve satisfeito essa experiência . “Estou aqui, olhando para o mar enquanto realizo minha série de exercícios. Recebo ondas de energia positiva que vem da natureza e me abastecem de positividade. Em nenhuma academia paga eu encontrei esse benefício, além disso já fiz muitos amigos e de quebra curei minha tendinite que me incomodava muito”, relata o aposentado.

Fábio Neto frequenta a Academia da Jatiúca por influência de seu filho, aluno assíduo desde a inauguração. Foto: Polyanna Monteiro/Secom Maceió

Um aspecto que encanta ainda mais os que frequentam as academias são as ações de integração social que nelas acontecem. Profissionais e alunos se juntam e organizam rotineiramente cafés-da-manhã, comemorações e passeios que estimulam o contato entre aqueles que participam, estreitando ainda mais os laços ali existentes. 

“Recebemos uma média de 50 alunos por dia, em sua maioria idosos, e tentamos desenvolver com eles uma filosofia que busca promover saúde de uma maneira geral.  Muitos chegam aqui tristes, desanimados e logo apresentam melhoras tanto no corpo quanto na mente”, relata o educador físico Tássio Lima, da Unidade Jatiúca.

Da esquerda para direita, Tássio Lima, profissional de educação física e os dois estagiários Vítor Luiz e Hélvio Feitosa. Foto: Polyanna Monteiro/Secom Maceió

Aulas de dança, treinamento funcional e ginástica localizada também fazem parte das atividades realizadas nos espaços que garantem a vaga do aluno mediante o preenchimento de uma ficha cadastral e da doação de dois pacotes de leite, posteriormente destinados à entidades carentes. 

Demais opções pela cidade

Além das academias, mobiliários urbanos esportivos, os MUEs,  estão espalhados por 10 pontos da orla de Maceió e parte alta da cidade para garantir o acesso a todos os que visitam e moram na capital.

É possível encontrar também estações para práticas esportivas em alguns pontos do Eixo Quartel e  muitas praças da cidade. A exemplo da praça do Mirante do Jacintinho; Gastão Florêncio Miranda, na Santa Lúcia;  praça do skate, na Ponta Verde; Rosa Mística, na Jatiúca; Edivaldo Alves de Santa Rosa, no conjunto Colina dos Eucaliptos; Genésio de Carvalho, na Gruta de Lourdes e praça da faculdade, no Prado.

Polyanna Monteiro

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.