Mirantes de Maceió: a beleza vista de cima

 

Inesquecível, essa é a palavra que descreve bem a vista que os mirantes de Maceió oferecem a todos os seus visitantes. São, ao todo, 13 importantes espaços destinados a apreciação da beleza cênica existente na capital alagoana.

O mirante Senador Rui Palmeira, na Chã de Bebedouro, é um desses pontos da cidade. De lá, é possível observar a lagoa mundaú em sua quase totalidade. Aos fins de tarde, a composição fica ainda mais bela, pois tem sempre um pôr-do-sol à espera de quem o visita.

Morador do bairro, Allan Brex fala com orgulho do mirante e convida a todos para contemplar o cenário. “Moro há 45 anos aqui e todos os dias tenho o privilégio de assistir ao pôr-do-sol incrível desse lugar. Em dias de lua cheia, o espetáculo é dobrado: De um lado, podemos ver a lua subindo e do outro, o sol se pondo”, conta Allan.

Vista da Lagoa Mundaú do mirante Rui Palmeira, no Chã de Bebedouro. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

 

Outra parada obrigatória dos visitantes é o recém-construído mirante do Murilópolis. Localizado entre o Barro Duro e a Serraria, surgiu como resultado da reestruturação de uma grande cratera que se abriu devido a um deslizamento decorrente de fortes chuvas no local. O espaço é destinado ao convívio social, pois é bem estruturado e arborizado devido aos fragmentos de mata atlântica presentes na região.

Mirante do Murilópolis. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

 

O mais famoso entres os outros é o Mirante de São Gonçalo. Localizado no bairro do Farol, conta com uma ótima estrutura de artesanato a espera dos turistas que, diariamente, têm o espaço como destino. Sua vista contempla as praias da Avenida, Ponta Verde e Pajuçara, além da região portuária de Maceió. A capela de São Gonçalo também é outro atrativo do local.

Em sua passagem pela capital alagoana, a carioca Renata Vasconcelos conta sobre sua experiência ao visitar o mirante. “Aqui em Maceió é tudo lindo e poder ver a beleza dessa cidade daqui de cima é muito especial. A vontade é de descer e ir conhecer tudo de perto”,  afirma Renata.

A carioca Renata Vasconcelos conta sobre sua experiência na visita ao mirante de São Gonçalo. Foto: Secom Maceió

 

Também localizados no bairro do Farol, os mirantes Dom Ranulfo, Santa Terezinha, Ambrósio Lyra, João XXIII e mirante do cortiço trazem vistas importantes da cidade como suas praias, lagoa e bairros que são cartões postais de Maceió.

A cidade conta ainda com os mirantes da Sereia, na AL 101; Floriano Peixoto, em Ipioca; Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Gruta de Lourdes; mirante do Bem, em Cruz das Almas; Kátia Assunção, no Jacintinho, além do deck Pedra Virada, na Ponta Verde.

Polyanna Monteiro

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.