Parques Municipais revelam uma Maceió além das praias

 

“É respirar ar puro, encontrar amigos e conviver com a natureza. As pessoas estão precisando olhar nos olhos, fugir um pouco da agitação, estender uma toalha e fazer um piquenique com a família. Tudo isso é possível aqui”. A declaração é de Paulo de Souza, que há mais de 30 anos frequenta o Parque Municipal de Maceió, em Bebedouro, e se mostra um apaixonado pelo espaço que, juntamente com o Parque do Horto, no bairro Gruta de Lourdes, representam a maior área de preservação permanente(APP) da cidade.

Paulo de Souza mostra o museu de animais empalhados a seu filho de onze anos. Foto: Secom Maceió

 

Composto por 82 hectares de mata atlântica, o Parque Municipal foi inaugurado em 1978 e desde então oferece experiências integrativas entre o homem e a natureza. Suas ações ligadas ao esporte, bem-estar e de educação ambiental, além das trilhas ecológicas, presença de nascentes de água potável e diferentes espécies de animais silvestres formam o diferencial tão apreciado por todos que o visitam.

O jacaré é uma das muitas espécies de animais silvestres encontradas no parque. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

 

Cícero Alves trabalha no local há vinte anos e conta sobre o sucesso  do parque. “Em média 5 mil pessoas nos visitam todo mês. Querem fazer caminhada ao ar livre, trabalho escolar, ensaio fotográfico, eventos sociais, ler um livro, compor uma música. Recebemos de tudo um pouco, o parque já foi solicitado até para gravação de filme e CD ”, revela o fiscal ambiental.

Já o Parque do Horto vem em 2018 como uma nova opção em Maceió de contemplação da natureza. O antigo Horto Florestal, que passou 25 anos fechado, hoje está de portas abertas e se tornou um importante ponto turístico da capital alagoana, recebendo em média 4 mil visitantes por mês entre turistas e maceioenses.

O Parque do Horto se tornou mais uma importante opção de visitação em Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

 

Com 55 hectares, o local chama atenção por ser a terceira maior reserva da espécie Pau-Brasil do Nordeste, além de oferecer trilhas ecológicas, pomar de fauna, acesso a fontes de água mineral, espaços de convívio social com redário e receber inúmeros projetos de educação ambiental e práticas esportivas que estimulam a sociedade a frequentar o local.

A visita nos dois espaços é aberta ao público. No Parque Municipal, acontece de terça a domingo das 8h às 17h. Já no Parque do Horto ocorre, no mesmo horário, às terças e quintas para visitas guiadas e aos sábados para ampla visitação.

Polyanna Monteiro

 

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.