Todos Pela Cidade: a escadaria que virou obra de arte

São muitas as belezas encontradas em Maceió. Aqui, até escada é elevada a ponto turístico. Foi o que aconteceu com a escadaria Todos pela Cidade que merece cada elogio dispensado por aqueles que a visitam. Hoje em dia, já é regra visitar e fazer aquela selfie na escada que virou obra de arte.

Foi o caso da Júlia de Oliveira, moradora do Benedito Bentes, o BIU. Ela conta que viu a escadaria em sua rede social e ficou curiosa para conferir de perto a beleza do espaço. “Meus dias são bem corridos, só hoje consegui vir com minha mãe para ver de pertinho e já achei muito linda. Quando fiquei sabendo da história do lugar, achei ainda mais especial”, destacou Júlia.

Julia de Oliveira registra o seu momento na escadaria Todos Pela Cidade. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Situada na Ladeira da Catedral, que fica entre os bairros do Farol e Centro da Capital, a escadaria foi resultado do esforço de um grupo de pessoas que desenvolve projetos de melhorias em espaços públicos de Maceió.  Intitulado como “Todos Pela Cidade”, o grupo idealizou a transformação do local e contou com o apoio de órgãos e empresas públicas e privadas, além de voluntários da cidade para a execução do sonho.

O publicitário Fábio Palmeira é um dos idealizadores do projeto e destaca a iniciativa como um ato de união em prol de um lugar que é de todos. “ Nossa ideia é abraçar os espaços públicos para reforçar em cada maceioense a necessidade de cuidar do que é nosso. Queremos convidar as pessoas a olhar Maceió de uma forma nova e enxergar em nossa cidade o que temos de importante e assim aprender a valorizar ”afirma Fábio.

Os mais de 1600 mosaicos que embelezam toda a escadaria foram feitos por populares que, voluntariamente, participaram de oficinas desenvolvidas por Marta Arruda, artista plástica do Estado, curadora do projeto e responsável por acompanhar toda a sua execução.

“As pessoas acreditaram na ideia, alguns passavam, viam nosso trabalho e me perguntavam como faziam para ajudar. Foi bonito de ver todos colaborando por vontade própria em benefício de algo que também é deles”, conta a artista.

Escadaria Todos Pela Cidade. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A escadaria Todos Pela Cidade pode ser visitada em qualquer horário do dia, oferecendo não só uma experiência artística, como também proporcionando uma chance para quem a visita de fazer parte de sua história que já marca a vida de tantas pessoas.

Polyanna Monteiro

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.