Turistas escolhem igrejas como ponto turístico em Maceió

Agradecer, pedir proteção ou simplesmente apreciar o patrimônio histórico do lugar. Esses são alguns dos motivos pelos quais turistas vêm se interessando cada vez mais em visitar as igrejas católicas da capital alagoana, atribuindo aos templos o status de ponto turístico da cidade.

Entre as mais frequentadas está a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres(Catedral Metropolitana de Maceió) no Centro da capital. A edificação, que data de 05 de julho de 1819, chama atenção pela sua arquitetura neoclássica e recebe, dos que a conhecem, o curioso título de “Tempo Imperial” que surgiu desde que o lugar recebeu a visita de D. Pedro II e Dona Tereza Cristina no dia de sua fundação.

A Catedral atrai em média 100 pessoas por dia, residentes em diversos lugares do país. Como é o caso da acreana Karina Soares que separou um espaço em seu roteiro de férias para conhecer o templo e coloca Deus como um dos pontos mais importantes de sua vida. “Vim com minha família e, com essa, já se vão duas igrejas visitadas. Pedir proteção a Deus é sempre bom, ele é tudo para nós”, diz Karina.

À direita, Karina Soares, que trouxe toda a família para conhecer a Catedral Metropolitana de Maceió. Foto: Polyanna Monteiro/ Secom Maceió

Outra Igreja que caiu nas graças dos turistas foi a Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios. Localizada em frente a Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Maceió, o lugar traz em sua história a fundação de grupos importantes para o contexto religioso, como foi o caso do primeiro Apostolado da Oração e da Irmandade do Bom Jesus dos Martírios que inspiraram a criação de projetos semelhantes nas demais igrejas da cidade.

Igreja Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios, no Centro de Maceió. Foto: Polyanna Monteiro/Secom Maceió.

O lado devocional do templo também atua como um grande atrativo do lugar. Lá, é muito fácil encontrar fiéis fazendo sua oração direcionada, por exemplo,  a Nossa Senhora da Cabeça, protetora dos enfermos e em especial da saúde mental. O próprio Bom Jesus dos Martírios também é alvo das orações daqueles que querem rezar pela atenuação dos seus sofrimentos diários, além da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a São José que também é muito forte no lugar.

Fiéis devotos comparecem à igreja na busca de um maior contato com Deus. Foto: Polyanna Monteiro/ Secom Maceió

Em Jaraguá, está mais uma Igreja bastante explorada pelo turismo em Maceió que é  a Nossa Senhora Mãe do Povo. Segundo o Monsenhor José Nilton Brandão, pároco no lugar, “a procura se dá principalmente pela sua localização, já que a igreja está num bairro que é tão importante para a história da cidade”.

O templo religioso, que completará 155 anos em 2020, possui uma fachada romântica e uma arquitetura eclética que mistura vários estilos, remetendo às primeiras igrejas construídas pelos jesuítas no século XVI. 

Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, em Jaraguá. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Também constam na lista das mais visitadas,  a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Nossa Senhora do Livramento, Igreja de São Benedito e Capela de São Gonçalo do Amarante – as três primeiras situadas no Centro da cidade e esta última, na Avenida Aristeu Andrade, no Farol.

Polyanna Monteiro

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.